





De acordo com a ginecologista Luciana Crema, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), além de exames ginecológicos, o médico ginecologista é o responsável, na maioria dos casos, por uma triagem geral da saúde da mulher.
"É muito importante acompanhar hormônios, o colesterol, a concentração de glicose no sangue, e isso em todas as idades, desde que começamos a frequentar o ginecologista. Já no caso de mulheres que estão entrando na menopausa, e para isso não há uma idade padrão definida, o ginecologista deve acompanhar também a densitometria óssea, para prevenir a osteoporose".
Nódulos no seio, percebidos por meio do autoexame, secreção espontânea nos seios, aumento de volume abdominal e anormalidades no fluxo menstrual com o qual a mulher está acostumada são, segundo Luciana, os pequenos sintomas que merecem mais atenção. "Nesses casos, a mulher deve procurar o seu médico para que ele diagnostique qualquer alteração e defina o tratamento adequado o mais breve possível", afirma a ginecologista.
Depois da menarca, como é chamada a primeira menstruação, toda mulher deve procurar o acompanhamento ginecológico. De acordo com Luciana, a menstruação deve ocorrer a partir dos 9 anos de idade (antes disso ela é considerada precoce) e não tem idade máxima, apesar de ser considerada atrasada depois dos 17 anos.
Não há um consenso sobre quando a mulher deve começar a fazer ultrassonografias. Para Luciana, a demanda do exame varia de caso a caso. "O ultrassom não é um exame preventivo, mas um exame diagnóstico, já que ele identifica um problema que já existe. Neste caso, ele é indicado pelo médico quando há algum indício de alteração", diz a especialista.
Vale lembrar que o ultrassom pélvico pode ser feito em mulheres que ainda não iniciaram sua vida sexual. Já o ultrassom endovaginal deve ser feito apenas em mulheres com a vida sexual ativa.
Mulheres com antecedentes de câncer de mama, câncer no ovário ou lesões na mama, como uma batida forte, por exemplo, devem começar a fazer a mamografia a partir dos 35 anos. De acordo com Luciana, aquelas que não tem histórico familiar dessas doenças devem realizar mamografias a partir dos 40 anos, no mínimo de dois em dois anos.
"Uma mama muito nova ainda tem pouca gordura e muito tecido mamário, por isso, a leitura da mamografia fica mais difícil em pacientes mais novas. Com uma maior quantidade de gordura, como em uma mama de uma mulher a partir dos 35 anos, a mamografia é mais adequada", explica.
Fonte: G1Esposa e filhos de pastor são assassinados por muçulmanos Um grupo de muçulmanos em Jhelum, Paquistão, assassinou a esposa e os quatro filhos de um cristão, mas as autoridades locais têm muito medo do líder muçulmano local para prestar queixas. Jamshed Masih, um policial que foi transferido de Gujrat para Jhelum, província de Punjab, conta que um grupo muçulmano, liderado por Maulana Mahfooz Khan, assassinou sua família no dia 21 de junho, logo depois de Khan o chamar até a mesquita local, pedindo que o cristão deixasse a província. Eles agrediram a mulher e as crianças, gritando que eles haviam cometido blasfêmia e deviam morrer. Quando Jamshed Masih chegou em casa, encontrou os corpos de sua família, e ficou desolado. A polícia se recusou a registrar um boletim de ocorrência contra os muçulmanos, dizendo que havia recebido ordens superiores de não atender aos cristãos. “Khan é um homem influente, e ele disse que seu filho cometeu blasfêmia, e não podemos fazer nada a respeito.” Fonte: MPA | ||