10 de março de 2010

VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE A H1N1


A campanha de vacinação contra a gripe A(H1N1) começou nesta segunda-feira (8) em todo o País. Até o dia 19 de março, os profissionais da saúde, dentre eles, trabalhadores dos PSFs, policlínicas, UPAs e de 17 hospitais de referência para atendimento da influenza ou que internaram pacientes com a confirmação da doença em 2009, além de indígenas aldeados serão vacinados em Pernambuco.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a expectativa, nesta primeira fase, é imunizar cerca de 128.213 pessoas. Do dia 22 de março a 02 de abril, as gestantes, portadores de doenças crônicas e crianças com idades de seis meses a menores de dois anos (duas doses) serão imunizados. Na terceira fase, que acontece de 05 a 23 de abril, o público alvo será homens e mulheres com idades entre 20 e 29 anos.

Os idosos com mais de 60 anos e que possuem algum tipo de doença crônica serão vacinados entre 24 de abril e 7 de maio. Na última fase, que acontece no período de 10 a 21 de maio, homens e mulheres com idades 30 e 39 anos serão vacinados.

Segundo a coordenadora Estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), Ana Catarina de Melo, o objetivo da campanha é preparar a população para uma possível segunda onda da gripe que poderá ocorrer no próximo inverno, nos meses de julho e agosto. Em Pernambuco, a expectativa é imunizar mais de 4 milhões de pessoas.

Nenhum comentário: